Biografia
Mestrado
Doutorado
Agenda
Cds
Fotos
Contato
Imprensa

Biografia (pt) / Biography (in)

Notícias

 

LANÇAMENTO DO CD

"SONATAS POR EDUARDO MEIRINHOS"

 

Mais Detalhes>>

clique para ampliar
Gyn Câmera
Foto: Layza Vasconcelos

 

O violonista Eduardo Meirinhos é professor na "Escola de Música e Artes Cênicas" da "Universidade Federal de Goiás" em Goiânia, onde ensina Violão, Literatura Violonística, e Música de Câmara. Atua também na Pós-Graduação ministrando disciplinas e orientando alunos no mestrado.

Sua educação musical iniciou-se muito cedo com aulas particulares com o Prof. Adhemar R. Andrade e a seguir com o Prof. David de Giorgi. Mais tarde ingressou no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e por três anos estudou com o Prof. Isaías Sávio e a Profa. Ana Lia de Oliveira. Ainda em São Paulo estudou com o Prof. Henrique Pinto por dois anos, até que em 1987 mudou-se para a Alemanha com bolsa de estudos concedida pelo governo alemão através do "Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico", Deutcher Academischer Austauschdienst.

Em Hannover estudou sob a orientação do Prof. Hans Michael Koch e em 1989 obteve o bacharelado com o título de Diplom Musiker pela "Escola Superior de Música e Teatro de Hannover", Staatliche Hochschule für Musik und Theater Hannover.

Retornando a São Paulo, em 1994 ingressou no Programa de Pós-Graduação no Departamento de Música da Universidade de São Paulo, ficando até 1997 e obtendo o título de Mestre em Artes, com concentração em musicologia.

Em 1999 mudou-se para os Estados Unidos, ingressando no Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da Florida State University. Em 2002 obteve o título de Doutor em Música por esta instituição, tendo aulas com o Prof. Bruce Holzman.

Ao lado de sua principal atuação como intérprete ele estudou composição com os professores Siegfried Schmidt (Brasil), Dr. Mario Ficareli (Brasil) and Prof. Ladislav Kupkovic (Alemanha). Em musicologia Eduardo estudou e obteve orientações em trabalhos acadêmicos com os professores Dr. Günter Katzenberger (Alemanha), Dr. José Eduardo Gandra da Silva Martins (Brasil) e mais recentemente com o Dr. Jeffery Kite-Powell (Estados Unidos).

Eduardo tem atuado como concertista em diversos países da América do Sul e Central, Alemanha e Estados Unidos, atuando em vários festivais como performer e professor. Ressaltamos o Festival de Musica de Londrina, Festival de Inverno de Campos do Jordão, Seminário de Música de Montenegro, Curso Internacional de Verão de Brasília, Seminário Internacional de Música de Salvador, Festival Internacional de Violão da UFRGS, etc.

Em 1997 gravou o CD Radamés Gnattali, Sonatas e Sonatinas e em 1998 participou de gravações ao vivo no Festival de Música de Londrina, que se transformaram em CDs. Em 2007 gravou o CD Eduardo Meirinhos em Recital, que inclui obras de Mauro Giuliani, Manuel Maria Ponce, Leo Brouwer e Roland Dyens. Mais recentemente em 2014 gravou o CD Sonatas por Eduardo Meirinhos, com obras de Anton Diabelli, Manuel Ponce e dos brasileiros Guerra Peixe e Ronaldo Miranda.

A premiação em significantes concursos de música fez-se presente em sua carreira. Citamos aqui o Concurso de Violão de Araçatuba (São Paulo) onde conquistou o 1º. lugar; ele obteve o 1º. Lugar no IV Concurso de Música Erudita Brasileira(São Paulo) para todos os instrumentos e voz e 3º. no VI Concurso Eldorado de Música (São Paulo). Por três anos consecutivos, 1981, 82 e 83 recebeu o primeiro premio no Concurso de Composição Troféu Bach.

Em Hannover, Alemanha 1989, Eduardo teve a honra de fazer a primeira apresentação mundial da peça Lisistrati do compositor grego Nikos Platirrachos; peça para violino, viola, clarineta e violoncello, onde o violão atuou como instrumento solista. Fez também a primeira apresentação mundial das peças Laudate Dominae, Toada Triste, Um Tranquilo Entardecer, Cantiga de Ninar do compositor Siegfried Schmidt e a primeira performance brasileira da peça Variations sur un Thème de Django Reinhardt do compositor cubano Leo Brouwer.

Em 2013 Eduardo assumiu a direção técnica dos organismos musicais de Goiânia junto à Secretaria Municipal da cidade, atuando como diretor da Orquestra Sinfônica, do Coro, da Banda de Música e da Banda Marcial.

Copyright © 2005 - Web Master Jarson E. Ribeiro. Todos os direitos reservados